Produção

O videoclipe foi filmado por volta de 3-6 de Maio, na casa do ator estadunidense John Schneider, Com a direção de Marc Klasfeld, e co-direção de Danny Lockwood.  Em seu Twitter, a cantora revelou que o clipe de “Last Friday Night” foi gravado, "Contei a um pessoal sobre o meu novo vídeo que eu acabei de filmar e me responderam: 'uau, isso vai bobar na internet' … eu deveria bater na madeira?" O teaser do vídeo foi lançado no perfil de Perry do YouTube em 7 de junho de 2011, onde ela tem uma alterego chamada Kathy Beth Terry, onde ela está em uma festa com outros adolescentes agindo descontroladamente, em seguida, aparece sua nerd com óculos e aparelho. O videoclipe oficial vazou na internet no dia 11 de Junho de 2011. Por conta do vazamento, Katy Perry resolveu lançar o clipe dia 12 de junho um dia depois do vazamento com 8 minutos, e conta com uma cena com o remix da música, diálogos e créditos. A cantora Rebecca Black faz uma participação no video como a melhor amiga de Kathy Beth Terry. Também há a participação dos atores Darren Criss,Kevin McHale e Corey Feldman, além do saxofonista Kenny G, da cantora Debbie Gibson e da banda Hanson. O diretor Marc Klasfeld falou sobre a produção do vídeo em entrevista a MTV News:
Cquote1.svg O enredo é, definitivamente influenciado por, "Sixteen Candles" e John Hughes. E todos os grandes filmes de colegial dos anos 80. O Darren [Criss], foi ótimo. Ele estava lá por uma hora. Ele veio, acertou em cheio, fez o que tinha de fazer. Tem a Katy! Uma coisa sobre ela, ela realmente tomou o papel, ela mergulhou nele e fez tudo o que foi pedido e muito mais. Há um monte de cenas cortadas que realmente não poderia mostrar. Ela se divertiu bastante com isso. Rebecca foi excelente durante o tempo todo. Ela estava realmente animada, e eu acho que ela estava ótima. Ela parece uma estrela da Disney no vídeo, então quem sabe o que vem por aí para ela? Esta foi uma cena divertida. [Rebecca e Katy] espécie de primeiro encontro nesta cena. Nós não usamos realmente cera [na Katy]. Eu acho que foi o mel. Ela realmente não tem pelos para colocar cera, mas a suspensão da descrença, como dizem. E tem o retiramento do aparelho "freio de burro", e lá vem ela. Obviamente, um monte de filmes fazem isso [erros de gravação no crédito], mas a minha influência para o vídeo foi "Cannonball Run" porque "Cannonball Run" sempre teve esses cenas cortadas ótimas que passou para sempre. Tivemos tantas cenas cortadas, poderíamos deixá-las ir por 14 minutos, mas tivemos que parar em algum ponto. Cquote2.svg
Marc Klasfeld

Sinopse

O vídeo homenageia os filmes da década de 80, e Katy Perry interpreta Kathy Beth Terry, uma nerd que recebe conselhos da amiga Rebecca Black e dá uma festa em casa enquanto os pais saem de viagem. Kathy Beth Terry, uma adolescente nerd que usa aparelho extrabucal e óculos, acabou de acordar de manhã depois de uma festa em casa. Um convidado, Aaron Christopherson abre a porta do seu quarto e a parabeniza pela festa no qual define ser "a melhor de todas". Confusa quanto ao que aconteceu, ela acessa a internet, para poder encontrar fotos dela em vários jeitos comprometedores, incluindo uma foto dela lambendo o abdome do homem na cama ao lado dela. O vídeo, em seguida, entra em um flashback dos acontecimentos que ocorreram na noite anterior.

Ao fazer um jogo de Sudoku, Kathy escuta música alta da casa ao lado, e vai até lá reclamar. Ela é recebida pela Rebecca Black, que a convida para entrar. Outro aluno da oitava série nerd, Everett McDonald, olha a Terry de longe e fantasia sobre estar com ela. Kathy, porém está mais interessada em Steve Johnson, um jogador de futebol americano atraente, que a ignora por causa de sua aparência. Para animá-la, Black dá uma reforma Kathy. Kathy e Rebecca também são vistas jogando Just Dance 2. O músico Kenny G toca um solo de saxofone no telhado, enquanto Hanson agem como a banda da casa. Todo a festa se muda para casa de Kathy. No final da noite, Kathy, finalmente, desmaia ao lado de Steve. O vídeo volta para a manhã seguinte, onde ela olha para as fotos com arrependimento, mas também está em êxtase por ter o Steve nu desmaiado em sua cama. O vídeo termina com os pais de Kathy, Kirk Terry e Tiffany Terry. Os créditos finais do vídeo dispõem de várias cenas excluídas, erros, e cenas extras da festa, como Everett trazer um café da manhã na cama para Kathy.

Recepção

Jillian Mapes da Billboard, deu uma avaliação positiva ao vídeo, dizendo que "Katy está tendo um repleto momento John Hughes". Afrimando que "'Last Friday Night' possui um ataque de aparições verdadeiramente aleatória." Kyle Anderson do Entertainment Weekly disse que, "embora o desempenho de Perry estava tipicamente maníaco (e genuinamente engraçado), Black e Feldman acabam roubando o show." Anderson ainda disse que o videoclipe pode ser o melhor do álbum Teenage Dream por enquanto. Rolling Stone notou que "as letras são muito do momento, com referências a "erro épico" e fotos embaraçosas da festa acabaram online, e o vídeo se inclina rigidamente em imagens patetas dos anos oitenta, mas o clipe funciona melhor quando ambos os períodos de tempo colidem e coexistem sem explicação."  E também comentou que "a parte mais charmosa do vídeo é quando Rebecca Black aparece para dar uma reforma em Katy que, essencialmente, transforma ela da garota Steve Urkel para uma morena Kelly Bundy."

Categories: